Granulometria:
- 0,14 x 0,59 mm
- 0,59 x 2,38 mm
- 2,38 x 9,52 mm
Composições Químicas:
- Silício 72 – 80%
- Alumínio 1,2% máx.
- Cálcio 0,8 – 1,6%
- Bário 0,9 – 1,6%
- Lantânio 1,3 – 1,5%
Intervalo de Fusão:
- 1260° a 1320°C
Silício: 70 – 75% para granulometria abaixo de 0,59 mm
Um forte Inoculante de Alta Qualidade para Ferro Cinzento e Nodular.
Outras composições químicas e granulométricas poderão ser consultadas.
Importante:
Ao usar este inoculante, precisa-se ter no metal uma quantidade de S balanceado esteoquemetricamente com o La contido, caso contrário poderá haver formação de carbonetos, principalmente nos ferro nodulares.
No ferro Cinzento:
O inoculante IM CA BA LA age como desoxidante e nucleante. A reação com O e S proporciona maior número de grafite eutética e do tipo A. Adicionando-se CA BA LA a reação com ambos O e S dissolvidos no metal, forma inclusões do tipo X2 Y3 onde X é o Lantâneo e Y é S ou O, evitando o superaquecimento. O IM CA BA LA é resistente ao desvanecimento devido ao alto ponto de ebulição dos elementos Ba, La (2130º C e 3450º C) evitando a formação de carbonetos de ferro na matriz. As inclusões La contendo Ca, Al são favoráveis a nucleação. Este inoculante é muito útil na produção de peças grandes onde a solidificação é muito lenta.
No Ferro Nodular:
O efeito do CA BA LA aumenta a nucleação localizada, resultando em um grande número de nódulos. Um excesso de Lantânio poderá causar formação de estruturas da grafita de forma indesejáveis e carbonetos. Grafita explodida ou grafita chunky poderá ocorrer, e ambas reduzirão as propriedades mecânicas. (portanto, a razão do balanceamento com enxofre). Este inoculante também facilita a remoção de escória, pois é comprovado que o Ba aglomera a escória.
No caso de ferro nodular, sugerimos utilizá-lo antes da adição do Ferro Silício Magnésio, pelo fato que é mais provável que o Enxofre do metal base seja mais alto e portanto uma melhor condição para balanceá-lo. A adição normal de aproximadamente 0,2 – 0,5%.